São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE

Veículo lotado despenca de precipício; dono da companhia é preso

Queda de ônibus argentino mata 49

JOÃO SANDRINI
DE BUENOS AIRES

Um ônibus superlotado despencou de um precipício no interior da Argentina, em acidente que provocou a morte de pelos menos 49 pessoas, segundo informou a polícia local. Outros 26 passageiros ficaram feridos e dois continuavam desaparecidos até a noite de ontem.
O acidente ocorreu às 22h de anteontem na Província de Catamarca, localizada há cerca de 1.100 km a oeste de Buenos Aires. O ônibus dispunha de apenas 52 lugares, mas, segundo a polícia, mais de 20 passageiros viajavam ilegalmente em pé no veículo.
As vítimas moravam em Concepción, na Província vizinha de Tucumán, e viajaram à cidade de Catamarca para participar de um culto religioso na igreja católica Nossa Senhora do Vale.
Na noite de domingo, o ônibus regressava a Tucumán por uma estrada precária e sinuosa localizada nas proximidades da cordilheira dos Andes quando despencou de um precipício de quase cem metros.
Segundo sobreviventes do acidente, um dos dois motoristas do ônibus chegou a avisar aos passageiros que o veículo apresentava problemas nos freios. Pelo menos um passageiro afirmou ter escapado pelas janelas do veículo antes do acidente.
Entre os 49 mortos, havia 32 mulheres e seis crianças. Seis feridos continuavam em estado grave ontem.
O veículo pertencia à empresa de transportes 29 de Fevereiro, que não informou por que o ônibus estava superlotado. A juíza María del Milagro Vega decretou a prisão preventiva de Raúl Alfredo Oyola, dono da empresa.


Texto Anterior: Alemanha: Stoiber propõe restringir imigração
Próximo Texto: Panorâmica: Bebê a bordo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.