São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kerry afirma que Bush vive no mundo da fantasia

DE WASHINGTON

O candidato democrata a presidente dos EUA, John Kerry, disse ontem que George W. Bush vive "em um mundo da fantasia" em relação ao Iraque.
"Os EUA merecem um presidente que não jogue com a política e com a segurança nacional; que não ignore seus serviços de inteligência enquanto vive em um mundo da fantasia", disse Kerry, sobre o relatório do Conselho Nacional de Inteligência apresentado a Bush em julho.
No documento, são descritos três cenários pessimistas em relação ao futuro iraquiano. Kerry também voltou a duvidar de que seja possível realizar eleições em janeiro no Iraque.
"É muito difícil acreditar hoje que conseguiremos distribuir cédulas de votação em locais como Falluja, Ramadi, Najaf e em outras partes sem estabelecer a segurança do país", afirmou.
Em evento promovido por veteranos da Guarda Nacional, onde Bush falara dias antes, Kerry voltou a atacar o presidente.
"O presidente esteve aqui, neste mesmo lugar em que estou, e não contou a vocês que seus assessores de inteligência comunicaram que os EUA estão em sérios problemas no Iraque. Ele também não contou a vocês que, a cada dia que passa, nossos inimigos estão ficando mais fortes."
Em Minnesota, Bush disse que "as posições conflitantes" de Kerry "enviam os sinais errados a nossas tropas, a nossos aliados e, pior ainda, aos nossos inimigos". "Estou competindo contra um sujeito que tem cerca de oito posições diferentes sobre o Iraque", acrescentou o presidente.
Depois de apontarem um distanciamento de Bush em relação a Kerry, pesquisas eleitorais voltaram a mostrar cenário indefinido.


Texto Anterior: EUA já temem uma guerra civil no Iraque
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.