São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Índice

PAQUISTÃO

General manda atirar contra americanos que invadam país

DA REDAÇÃO

O porta-voz do Exército paquistanês, general Athar Abbas, afirmou ontem que suas forças foram instruídas a abrir fogo, caso militares americanos vindos do Afeganistão invadam o Paquistão para neutralizar bases de extremistas islâmicos.
A declaração reflete a tensão entre Washington e Islamabad, a partir da revelação recente do "New York Times" de que o presidente George W. Bush autorizou operações nas regiões fronteiriças do Paquistão, sem pedir autorização ou informar as autoridades locais.
Na madrugada de anteontem, em incidente negado pelos dois países, helicópteros americanos tentaram aterrissar naquela região, onde estão os santuários do Taleban e da Al Qaeda, mas foram rechaçados por militares paquistaneses.
O Pentágono procura acalmar seu parceiro de antiterrorismo. O almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior conjunto, chegou ontem a Islamabad para dialogar com militares e autoridades civis do Paquistão. Ele proporá novas formas de ação conjunta na fronteira.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Geórgia tenta provar que Rússia iniciou guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.