São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGREDOS

Manual para entender os homens nos relacionamentos, inspirado em episódio de "Sex and the City", vira best-seller nos EUA

Livro sobre homens é febre entre mulheres

SÉRGIO DÁVILA
DE SAN FRANCISCO

Milhares de livros foram escritos para tentar responder à pergunta feita no século passado por Sigmund Freud (1856-1939): "Apesar de meus 30 anos de pesquisa sobre a alma feminina, não fui capaz de responder à grande questão que nunca foi respondida: o que quer uma mulher?". Para os homens, bastou um livro.
É o recém-lançado "He's Just Not That Into You - The No-Excuses Truth to Understanding Guys" (ele simplesmente não é tão a fim assim de você - a verdade sem rodeios para entender os homens).
O livro está em segundo lugar entre os mais vendidos das livrarias eletrônicas Amazon e Barnes & Noble e virou assunto de um programa inteiro de Oprah Winfrey, uma espécie de Hebe Camargo local, só que com dez vezes mais alcance e influência entre as telespectadoras.
É um guia sem meias palavras para mulheres, como sugere o intertítulo, sobre o que os homens supostamente querem de um relacionamento, seja ele qual for: sexo de uma noite, namoro casual, namoro sério, casamento, transa entre amigos...
Surgiu a partir de um dos últimos episódios da falecida e cada vez mais cultuada série televisiva "Sex and the City".
Miranda, a personagem interpretada por Cynthia Nixon (que aliás acaba de assumir o namoro com uma mulher), sai por uma noite com um sujeito, que nunca mais a procura.
Comentando o caso com as amigas, a personagem é confrontada com a seguinte hipótese, levantada pelo namorado de Carrie (Sarah Jessica Parker): e se ele simplesmente não ficou tão a fim assim de você?
As quatro se calam, e a espectadora vê todos os argumentos que vinham sendo dados (ele tem medo de compromisso, ele é um cafajeste, ele é casado, ele virou gay) caírem por terra.

Auto-ajuda comportamental
O episódio deu tanta repercussão e rendeu tantas cartas, e-mails, faxes e telefonemas a seus autores que estes viram ali, na estupefação de milhares de mulheres que nunca tinham levantado a opção mais simples para explicar o fora levado, um guia de auto-ajuda comportamental.
Não por acaso, os dois autores de "He's Just Not That Into You", Greg Behrendt (o único homem do time de escritores da série) e Liz Tuccillo, são também roteiristas daquela série de TV, inclusive do episódio em questão.
"Infelizmente, os homens não conseguem dizer diretamente a uma mulher o que pensam sobre ela, mas seus atos podem ser absolutamente reveladores", disse Behrendt. Que atos são esses? "Ele só transa com você bêbado, não a convida para sair, não a apresenta aos amigos, desaparece por dias", segundo o autor.
Nas palavras de Oprah Winfrey em seu programa, "eu acho que esse livro vai libertar as mulheres, lê-lo é uma verdadeira libertação". Exagero, mas elas parecem concordar. "A tiragem original pulou de 30 mil cópias para as atuais 410 mil, e uma segunda edição está a caminho", disse Tracy van Straaten, diretora de comunicação da Simon & Schuster, a editora do livro. Que ainda não tem versão brasileira.


Livro: He's Just Not That Into You - The No-Excuses Truth to Understanding Guys
Autores: Greg Behrendt e Liz Tuccillo
Editora: Simon & Schuster
Preço: US$ 19,95 (176 págs.)
Onde comprar: www.amazon.com; www.bn.com



Texto Anterior: Marcha a ré: Aids acelera crise demográfica na Rússia
Próximo Texto: Sociedade: Universitários se tornam "sem-teto" na França
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.