São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 2006

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Governo quer retirar anúncio de hambúrguer na Espanha

DA REDAÇÃO

O Ministério da Saúde da Espanha pediu a retirada dos anúncios que promovem um hambúrguer da rede americana de fast-food "Burger King".
O "XXL" não cumpre o plano nacional contra a obesidade, que combate a promoção de comidas muito calóricas e gordurosas que sejam consumidas por adolescentes. O ministério aprovou o plano com a Federação Espanhola de Hotéis e Restaurantes.
O hambúrguer, promovido em outdoors, tem 971 calorias, quase 50% das necessidades calóricas diárias de um adolescente ativo, além de 25% de gordura saturada. A Burger King respondeu que "os gostos e interesses dos nossos clientes estão acima de tudo". Mas que trabalha para "reduzir riscos de doenças geradas por uma dieta inadequada e promover uma dieta variada".
A ministra da Saúde, Elena Salgado, disse que a única resposta que ela quer é a retirada da publicidade do hambúrguer.
A ministra tem se dedicado a coibir excessos na dieta dos espanhóis -para os dois lados. Em setembro, ela pediu que a Semana de Moda de Madri fizesse testes para que as modelos muito magras (com massa corporal inferior a 18%) não pudessem estar nos desfiles. "Que a beleza seja vinculada à saúde", disse. Cinco modelos magérrimas foram rejeitadas.
Depois de causar polêmica com as mudanças no Código Civil em 2004, que aprovaram o casamento e adoção por casais gays e o divórcio em tempo recorde, o governo espanhol está em uma cruzada pela saúde. Em um dos países com mais fumantes no mundo, o fumo em escritórios, bares e restaurantes foi proibido desde 1º de janeiro. Os fumódromos também foram proibidos.


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