São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

CRISE DIPLOMÁTICA

Reino Unido protesta contra ação russa no British Council

DA REDAÇÃO

O Reino Unido suspendeu a atuação do British Council, braço cultural da Chancelaria britânica, em duas cidades russas, capitulando à exigência do Kremlin -sob protestos, mas sem ameaças de retaliação. A "intimidação inaceitável" tornou impossíveis as operações dos escritórios de São Petersburgo e Yekaterinburg, disse ontem o chanceler David Miliband.
Em conversas compulsórias com agentes da FSB (sucessora da KGB soviética), funcionários russos da agência teriam sido surpreendidos com perguntas sobre temas como a saúde de animais de estimação, diz Miliband. Alguns receberam visitas noturnas em suas casas.
EUA e União Européia criticaram a atitude da Rússia, que enfrenta crise diplomática com o Reino Unido desde o assassinato de um ex-agente da KGB radicado em Londres, no final de 2006.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque: ONU e FMI enxergam progressos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.