São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

ITÁLIA

Premiê manterá 3 canais de TV

Parlamento derruba veto anti-Berlusconi

DA REDAÇÃO

O Parlamento italiano deu ontem, por larga margem, um voto de confiança ao primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Os 328 votos favoráveis (contra 230) na Câmara dos Deputados garantiram a derrubada do veto do presidente do país, Carlo Azeglio Ciampi, a uma lei que permite que Berlusconi possa continuar a controlar três canais abertos de televisão.
O governo quis que o exame do veto fosse feito como matéria de voto de confiança para apressar a entrada em vigor da lei que diminui as restrições à propriedade de veículos de comunicação.
Em dezembro, depois de a Justiça determinar que um dos três canais de Berlusconi passasse a ser transmitido pela TV paga -o que provocaria a diminuição da audiência e causaria a perda de verbas publicitárias-, o Parlamento aprovou a legislação que favorecia diretamente os negócios empresariais do premiê.
Ao vetar a lei, o presidente Ciampi argumentou que ela não garantia a pluralidade na mídia. A holding da família de Berlusconi controla os três principais canais de televisão privados do país (Itália 1, Rede 4 e Canal 5). Acrescentando-se os três canais da estatal RAI, o premiê exerce influência sobre 95% da audiência.
Ainda ontem, Berlusconi anunciou que se candidatará em junho ao Parlamento Europeu e fez uma declaração em que defende ser "moralmente aceitável" que cidadãos procurem evitar pagar impostos excessivamente altos.


Com Associated Press


Texto Anterior: Portas fechadas: Holanda decide expulsar 26 mil estrangeiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.