São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Índice

FIM DA TRADIÇÃO

Entra em vigor hoje na Inglaterra e no País de Gales a proibição da prática

Caça à raposa com cães termina

DA REDAÇÃO

No último dia de legalidade, milhares de pessoas foram ontem ao campo no Reino Unido para caçar raposas, uma tradição de 300 anos que, a partir de hoje, é proibida na Inglaterra e no País de Gales. Os aristocráticos clubes de caça protestam e já anunciaram que vão desobedecer à proibição amanhã, num movimento conjunto em todo o Reino Unido, menos na Escócia, onde a caça já é proibida.
Mas a proibição se refere só à caça em que os cães matam raposas, cervos e coelhos. Ainda é permitido atirar nos animais para matá-los. Por isso os mais atingidos são os próprios cães. Alguns clubes vão manter os canis, esperando que o banimento seja revisto. Outros anunciaram que terão de sacrificar seus cães.
O último dia de caça legal na Inglaterra teve manifestações de irritação e tristeza. "Muitos tiraram folga hoje", disse Peter Capasso, diretor do clube Lunesdale. "Lembra o "Boxing Day" [data das caçadas do clube]."
A caçada de amanhã, apesar de planejada para ser um protesto contra a nova lei, será feita de acordo com a nova legislação. A intenção, segundo a porta-voz da Aliança do Interior, é "provar que a lei é absurda".
Ainda é permitido caçar raposas, bem como cada grupo levar dois cães. Estes podem farejar as raposas, mas não podem mais matá-las. Os animais devem morrer com tiros de espingarda. Se os cães correrem e os donos não tiverem tempo de impedi-los de matá-las, entende-se que foi um acidente se não se provar que o dono teve "intenção" de deixar o cão matar o animal.
Mike Hibbard, do clube de caça Beaufort Hunt, freqüentado pelo príncipe Charles, informou que o clube caçará com trilhas artificiais para os cães. "Se por acaso apanharmos uma raposa no sábado (amanhã), terá sido simplesmente um terrível acidente para essa raposa", disse.
A Aliança do Interior tentou reverter a proibição, determinada pela Câmara dos Comuns em novembro. A Justiça negou o pedido. O ministro para Assuntos Rurais, Alun Michael, comemorou a entrada em vigor da proibição. "Significa fazer o que está associado à caça, como passar o dia ao ar livre e passear com cachorros, sem que seu cão mate um mamífero selvagem."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Crime: Assassinato gera crise política no Paraguai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.