São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BÁLCÃS

Kosovo festeja dividido 1º ano de independência unilateral

DA REDAÇÃO

Kosovo, a ex-Província da Sérvia que em fevereiro de 2008 declarou sua separação unilateralmente, comemorou ontem um ano de independência com manifestações -festivas, da maioria étnica albanesa (90% da população), e de repúdio, pela minoria sérvia.
Enquanto kosovares tomavam as ruas da capital, Pristina, um "Parlamento" alternativo composto por sérvios que vivem na ex-Província se reuniu no norte do país e protestou contra a independência e a nova Carta.
O presidente sérvio, Boris Tadic, reiterou não reconhecer a existência independente da ex-Província, mas prometeu usar apenas meios "legais e diplomáticos, e não a força", para fazer valer o que considera serem direitos de seu país sobre o território.
Até agora, Kosovo teve a independência reconhecida por apenas 54 dos 192 países na ONU, entre eles EUA, Japão e 22 membros da União Europeia. O Brasil não reconhece Kosovo como Estado.


Texto Anterior: Dirigente da oposição renuncia após derrota na Itália
Próximo Texto: Espanha: Juiz proíbe as atividades de partidos separatistas bascos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.