UOL


São Paulo, terça-feira, 18 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia pode liberar bases para os EUA

DA REDAÇÃO

A Turquia assinalou ontem que talvez esteja pronta para liberar o uso das bases do país e o espaço aéreo para os EUA em caso de guerra contra o Iraque.
A solução, porém, não estaria em uma nova apresentação de moção pedindo a liberação das bases ao Parlamento, que já foi rejeitada uma vez, segundo o ministro da Defesa, Vecdi Gonul.
Ele afirmou apenas que "haverá uma solução para os EUA", porém não especificou como ela se daria. A Turquia, além de ser um vizinho estratégico do Iraque, sendo o melhor local para se iniciar uma ofensiva pelo norte, é membro da Otan (aliança militar ocidental liderada pelos EUA).
"A Turquia decidiu tomar medidas urgentes para preservar os interesses nacionais", disse um porta-voz do governo, após o premiê, Tayyip Erdogan, se reunir com o presidente e o chefe das Forças Armadas para discutir o assunto. Ele não deu detalhes, mas tudo indica que as medidas estariam de acordo com os interesses dos EUA.
Até agora, Erdogan não havia demonstrado querer urgência para apresentar uma nova moção ao Parlamento, apesar de se mostrar a favor da liberação das bases.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Lula defende reforma na ONU e envia aviões
Próximo Texto: Exército de Israel convoca reservistas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.