São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Ban pede que países aceitem refugiados

DA REDAÇÃO

Os países vizinhos ao Iraque e outros países do mundo devem dividir a tarefa de ajudar refugiados iraquianos que fogem da violência, afirmou ontem o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
"Para países vizinhos, isso significa manter fronteiras abertas", disse Ban, em vídeo exibido a autoridades de 60 países, reunidos em Genebra para tentar encontrar soluções para a crise de refugiados iraquianos. "Para outros países, significa providenciar asilo e outras formas de proteção", acrescentou.
A ONU estima que cerca de 2 milhões de iraquianos fugiram do Iraque desde a invasão americana de 2003. Mais 1,9 milhão tiveram que se deslocar dentro do próprio país.
A maioria dos refugiados foi abrigada por Síria e Jordânia. Na União Européia, a nacionalidade já atingiu o topo da lista de pedidos de refúgio.


Texto Anterior: Colômbia: Senador acusa presidente de dar proteção a paramilitares
Próximo Texto: Argentina: Estupro durante ditadura pode não prescrever
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.