São Paulo, terça-feira, 18 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

IRAQUE

Bagdá ironiza suposto projeto de Bush para derrubar Saddam Hussein
O governo do Iraque ironizou a informação do "Washington Post" de que o presidente dos EUA, George W. Bush, autorizou a CIA (serviço de inteligência americano) a realizar operações secretas para derrubar o ditador iraquiano Saddam Hussein. Os EUA não confirmaram a reportagem do jornal, tampouco negaram. "Não é novidade. Os EUA conspiram contra o Iraque há 30 anos", disse o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Naji Sabri.
Segundo o "Washington Post", Bush assinou uma ordem no início deste ano para permitir que a CIA conduza operações secretas para derrubar Saddam, podendo até ser utilizada força letal para atingir o objetivo.
O ex-presidente Bill Clinton afirmou ontem que Bush deve deixar de lado por enquanto o objetivo de derrubar Saddam para priorizar a busca de uma solução pacífica para o conflito entre israelenses e palestinos.
"Não tenho nada a favor de Saddam. Mas creio ser preciso perguntar em qual ordem devemos agir", afirmou Clinton, que governou os EUA entre 1993 e 2001, sempre buscando selar um acordo de paz israelo-palestino. "Ele não tem mísseis com ogivas que possam nos atingir." O maior risco de Saddam, para Clinton, seria sua tentativa de produzir armas biológicas, o que ainda não teria conseguido.



Texto Anterior: África do Sul: Vítimas do apartheid vão processar bancos
Próximo Texto: Oriente Médio: EUA criticam cerca na Cisjordânia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.