São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conselheiro próximo a Karzai é morto dentro de casa em Cabul

Assassinato ocorre no dia em que a Otan deu início a transição

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um dos principais conselheiros do presidente afegão, Hamid Karzai, foi morto por talibãs dentro de sua própria casa na noite de ontem, em Cabul.
Junto com Yan Mohamad Jan, ex-governador da província de Uruzgan, teria morrido também o deputado afegão Hashim Watanwal, representante da mesma província, que estava presente quando três homens armados entraram na casa.
Segundo uma fonte de segurança citada pela agência France Presse, Mohamad Jan era "tão importante para Karzai quanto seu irmão", Ahmed Wali Karzai, morto na última terça-feira por um guarda-costas dentro de sua própria casa, em Candahar.
A morte de Mohamad Jan ocorreu no dia em que teve início, oficialmente, a transição, da Otan (Aliança Atlântica) para as forças afegãs, da responsabilidade pela segurança local.
Hashmat Stanekzai, porta-voz da polícia de Cabul, disse que, após o ataque, teve inicio um tiroteio entre a polícia afegã e os talibãs no distrito de Karti Char, onde fica a casa de Mohamad Jan.
A rua que passa em frente à casa foi bloqueada por um forte aparato das forças de segurança e a energia elétrica foi cortada em todo o bairro.
Membro da etnia pashtun, o conselheiro pertencia, assim como Karzai, à tribo dos Popalzai. Ele já tinha sobrevivido a uma outra tentativa de assassinato, em agosto de 2010, quando uma moto-bomba explodiu próximo a seu carro.


Texto Anterior: Chile: Atirador mata pelo menos dois no metrô de Santiago
Próximo Texto: Bahrein: Maior partido xiita abandona diálogo para reconciliação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.