São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Especialistas dos EUA investigam causas de acidente aéreo no Caribe

DE SÃO PAULO - Uma comissão de especialistas americanos iniciou uma investigação para apurar as causas do acidente aéreo que deixou um morto e mais de 20 feridos na ilha colombiana de San Andrés.
O Boeing 737-700 da companhia Aires, que portava 131 pessoas, chocou-se anteontem bruscamente com o solo pouco antes do pouso, o que o fez se partir em três. Chovia forte no momento da queda.
O piloto disse que um raio causara o acidente, mas ontem o ministro colombiano do Transporte, Germán Cardona, afirmou que "qualquer coisa que se diga neste momento não passa de especulação". As investigações podem se estender por até quatro meses.
Na queda, uma mulher de 73 anos morreu após uma parada cardíaca; houve ainda cinco feridos em estado grave e ao menos 20 pessoas com ferimentos leves. A brasileira Caroline Gonçalves, grávida de 5 meses, segue hospitalizada em observação numa clínica em San Andrés. O estado dela é estável.
O governo colombiano cedeu dois aviões para transportar os feridos a Barranquilla (norte), e à capital Bogotá.

TESOURA DE VENTO
Para o professor de aeroportos e transportes aéreos da Poli-USP Jorge Eduardo Medeiros, o mais provável é que um fenômeno conhecido como "tesoura de vento" tenha causado a queda.
"Quando o avião se aproxima do solo durante uma tempestade, atravessa camadas de ar em velocidades diferentes. Mudanças muito bruscas de velocidade podem derrubá-lo."
Segundo ele, a menos que a aeronave estivesse muito perto do solo, o que contrariaria a versão corrente, é que um raio poderia ter algum efeito. "O risco do raio é quando o avião está no solo."
A tesoura de vento pode ocorrer em todas as fases de voo, mas é especialmente perigosa no pouso e na decolagem, quando o piloto tem menor margem de manobra.
Um sistema desenvolvido nos EUA informa os pilotos sobre as velocidades do vento nas diversas camadas de ar próximas da pista.


Texto Anterior: Foco: "MTV islâmica" mira juventude com música, mas evita mostrar mulheres
Próximo Texto: Israel: Palestino invade embaixada com arma de brinquedo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.