São Paulo, sábado, 18 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Primeira fase de resgate de mineiros é concluída

Próximo passo é alargar túnel para içar os 33 presos em mina no Chile

Mineiros vão retirar pedras da área recém perfurada; outros 2 planos continuam em operação de socorro


DE SÃO PAULO

Foi concluída ontem a primeira fase de resgate dos 33 mineiros presos em uma mina a 700 metros de profundidade, no Chile.
"A rocha estava realmente muito dura nas últimas horas, mas nós conseguimos", disse à CNN Brandon Fisher, um dos responsáveis pela operação.
Uma máquina perfurou um túnel até 623 metros de profundidade, próxima à área onde estão os homens desde 5 de agosto, após um desmoronamento de terra.
A largura do túnel, entretanto, não é suficiente para transportar os mineiros. Uma nova perfuração será iniciada para alargar o diâmetro escavado.
Os mineiros foram instruídos a remover as pedras feitas pela primeira perfuração. Foram enviados instrumentos de proteção individual para os ouvidos, já que a máquina produz muito ruído.
Essa segunda fase do plano de resgate tem previsão para ser concluída em seis semanas. Se funcionar, os mineiros serão resgatados, provavelmente durante a noite, e passarão por um processo de adaptação.
Um tipo de elevador deve trazer os mineiros de volta à superfície. É provável que a máquina seja alimentada com oxigênio.
Cada viagem vai trazer um mineiro. O tempo desse transporte estava estimado em duas horas, mas poderá ser feito em até 15 minutos, segundo a CNN.
Há oxigênio nos túneis de mineração onde estão os homens, mas mais rarefeito do que na atmosfera.
Atualmente, três planos de resgate estão em funcionamento. O que chegou ontem ao local é o B.
Apesar do sucesso desse plano, os outros dois continuam em execução.
A perfuração do plano A foi paralisada a 320 metros de profundidade devido a um mau funcionamento do equipamento e tem previsão para ser retomada hoje.
Já a máquina de perfuração do plano C foi instalada ontem à tarde.
O governo mantém três planos simultâneos para evitar que imprevistos em algum deles atrase o resgate dos mineiros.
Segundo o jornal chileno "La Tercera", o psicólogo Claudio Ibañez descartou que os mineiros tenham apresentado algum tipo de ansiedade com a chegada da máquina, o que poderia ampliar o risco de estresse.

OTIMISMO
Segundo Ibañez, os mineiros manifestaram otimismo com o fato de o resgate poder ser feito antes do prazo estipulado pelo governo, o início de dezembro.
Ontem, um grupo de apoio chegou ao acampamento com cerca de seis mil mensagens para os mineiros -32 chilenos e um boliviano-, segundo o "La Tercera".
Os textos foram coletados em várias partes do Chile pela internet e em postos locais dos correios.


Texto Anterior: Quem é Pablo Milanés
Próximo Texto: Chacina no México pode ter mais brasileiros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.