UOL


São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O SUCESSOR

Mesa é independente e dono de TV

DO ENVIADO ESPECIAL

O empresário de comunicação Carlos D. Mesa, 50, que foi proclamado presidente da Bolívia, é um novato na política. Ainda vice-presidente de Gonzalo Sánchez de Lozada, ele anunciou na última segunda seu rompimento com o governo, mas não renunciou ao cargo, já com a intenção de assumir a Presidência.
Anteontem, Mesa -que não é filiado a nenhum partido político- reforçou a distância do governo, mas também criticou a oposição. "Não estou nem com os que defendem a violência para proteger o Estado nem com bandeiras radicais", disse, marcando posição de independente.
A eleição do ano passado, quando se elegeu vice-presidente, foi a única vez que Mesa participou como candidato de uma campanha política.
De família tradicional, casado e pais de dois filhos, Carlos D. Mesa Gisbert é dono da rede de TV PAT, que tem alcance nacional e é uma das mais importantes do país. Ele também é considerado um intelectual importante. Escreveu vários livros sobre a história boliviana, entre eles o sugestivo "Presidentes da Bolívia: entre urnas e fuzis".
Seu livro mais importante é "História da Bolívia", que já tem várias edições -a próxima poderá ter o capítulo final escrito na primeira pessoa.
Interessado por cinema, Mesa também filmou mais de 50 documentários em vídeo, a maioria sobre a história boliviana.
"Ele é um intelectual de muito prestígio e de uma família tradicional", disse à Folha o cientista político Jorge Lazarte, da Universidade Católica Boliviana. Segundo Lazarte, seu perfil independente e de "estranho no ninho" da política o obrigará a duras negociações.
"Ele precisa do apoio das Forças Armadas, da Igreja Católica e dos meios de comunicação."
Uma curiosidade: em 1998, ele foi homenageado no Brasil com a Ordem do Rio Branco.
(FM)


Texto Anterior: Lula não vê quebra do processo democrático
Próximo Texto: EUA vêem "revés" e enviam militares
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.