São Paulo, quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alemanha reforça segurança antiterror

Governo afirma ter indícios concretos de um ataque terrorista no país no fim deste mês e sobe nível de alerta

Aeroportos, estações de trem e pontos turísticos têm esquema reforçado; segundo ministro, não é caso para "histeria"

DE LONDRES

O governo alemão reforçou ontem a segurança em aeroportos, estações de trem e pontos turísticos e disse ter fortes indícios de que terroristas preparam um ataque ao país no final deste mês.
"Há razões para preocupação, mas não para histeria", afirmou o ministro do Interior, Thomas de Maiziere.
Mas enfatizou que, pela primeira vez, há resultados concretos de investigações feitas por agentes alemães e de outros países. "Vamos mostrar força e não vamos permitir intimidação", disse.
Desde o mês passado, tem crescido a preocupação dos governos europeus e dos EUA com a possibilidade de atentados no continente.
Os EUA alertaram seus cidadãos a serem mais vigilantes quando estiverem na Europa. Na sequência, o Reino Unido disse que os britânicos deveriam tomar cuidado extra quando viajarem para França e Alemanha.
A França, por sua vez, disse que o perigo estava em visitar o Reino Unido.
As preocupações se intensificaram após interrogatórios de dois alemães que foram presos no Afeganistão e no Paquistão. Os dois falaram da preparação de ataques, que poderiam ter como alvo Alemanha, França ou o Reino Unido.
Suspeita-se que os terroristas tenham saído da fronteira Afeganistão-Paquistão com destino à Europa.
Os atentados poderiam seguir o modelo dos realizados em Mumbai, em novembro de 2008, quando um grupo armado de metralhadoras e granadas atacou hotéis e pontos frequentados por turistas, deixando 166 mortos.
(VAGUINALDO MARINHEIRO)

Texto Anterior: Protagonistas duelam por apoio do Brasil
Próximo Texto: Itália: Polícia detém mafioso foragido havia 14 anos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.