São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

Diplomacia recomenda saída da Blackwater

DA ASSOCIATED PRESS

Um relatório interno do Departamento de Estado americano recomenda que o contrato assinado com a empresa de segurança privada Blackwater -a principal em sua área, envolvida na morte de civis iraquianos- para proteger os diplomatas dos EUA no Iraque não seja renovado quando expirar, no próximo ano.
O documento foi redigido a pedido da secretária de Estado Condoleezza Rice após o incidente na praça Nisoor, em Bagdá, quando cinco funcionários da Blackwater atiraram em civis iraquianos, matando 17 deles, em 2007. Os agentes, que dizem ter atirado para se defender, respondem a processo por homicídio culposo (não intencional).
A decisão de renovar o contrato caberá a Barack Obama, que assume a Casa Branca em janeiro. Mercenários americanos no Iraque e sua impunidade são um dos principais pontos de atrito entre Washington e Bagdá.


Texto Anterior: Bomba em microônibus mata ao menos 18 pessoas em Bagdá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.