São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CAXEMIRA

Índia e Paquistão terão "roteiro básico para a paz" para negociar controle de região
A Índia e o Paquistão anunciaram ontem um "roteiro básico para a paz" a fim de resolver a questão da Caxemira, que já provocou duas das três guerras desde que os dois países declararam independência, em 1947. Hoje, quase dois terços da região, majoritariamente muçulmana, estão sob controle indiano. Um terço é do Paquistão, e a China tem um décimo.
Depois de três dias de negociações em Islamabad, os dois governos anunciaram um cronograma de reuniões que se estenderá pelos próximos seis meses. Além da Caxemira, será abordada a questão atômica -os dois países desenvolveram capacidade nuclear com fins bélicos.
"Esperamos que este mapa termine por levar à resolução de todas as disputas entre a Índia e o Paquistão com vistas a uma paz duradoura", disse o chanceler paquistanês, Riaz Khokhar.
Em março, começa a discussão para um serviço de ônibus para toda a região da Caxemira. Khokhar voltará a se reunir com seu colega indiano, Shashank (que só usa um nome), em maio. Em julho, representantes dos dois países negociarão questões econômicas, fronteiras marítimas e contatos entre famílias separadas pela guerra. Finalmente, em agosto, será avaliada a condução do processo.
Sob pressão internacional, a distensão tomou corpo nos últimos meses, com a retomada de vôos e convites mútuos para visitas oficiais. A última tentativa havia sido interrompida em 2001, quando um ataque ao Parlamento indiano atribuído a extremistas islâmicos quase levou os dois países à guerra.


Texto Anterior: França: Chirac é acusado de "guerra à inteligência"
Próximo Texto: Afeganistão: Taleban ameaça eleitores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.