São Paulo, terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE 2

Oficiais dos EUA vêem Forças Armadas sobrecarregadas

DO "FINANCIAL TIMES"

A Guerra do Iraque tem exigido tanto das Forças Armadas dos Estados Unidos que hoje o país seria incapaz de entrar em outra grande guerra, mostrou uma pesquisa divulgada ontem pela revista "Foreign Policy" e pelo Center for a New American Security. Nove em cada dez autoridades militares afirmaram que a guerra "sobrecarregou perigosamente" o Exército. Mais de 3.400 oficiais na ativa e aposentados participaram da pesquisa.
Embora 56% não acreditem que o conflito tenha "quebrado" as Forças Armadas, 60% disseram que elas estão mais fracas hoje do que há cinco anos.
A pesquisa é divulgada quando o Pentágono discute o ritmo da redução de tropas no Iraque -a tendência é manter 130 mil homens no país árabe até 2009. A manutenção de tropas no Iraque e no Afeganistão afetam a capacidade do país de responder a ameaças em potencial, como Irã e Coréia do Norte, conclui o estudo. Cerca de 80% dos entrevistados dizem que seria "impraticável" pedir que os EUA lutassem outra grande guerra hoje.


Texto Anterior: Iraque 1: Brasil vai reativar embaixada em Bagdá, anuncia Amorim
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / disputa democrata: Democratas baixam nível e trocam acusações de plágio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.