UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel anuncia que sistema antimísseis está pronto

DA REDAÇÃO

Israel anunciou ontem que seu sistema antimísseis está pronto para agir, caso o país seja atacado por mísseis lançados pelo Iraque. O sistema seria formado pelos mísseis israelenses Arrow, projeto de US$ 2,2 bilhões desenvolvido com a ajuda dos EUA, e pelos norte-americanos Patriot.
Israel teme uma retaliação do Iraque a um ataque dos Estados Unidos, a exemplo do que ocorreu durante a Guerra do Golfo, em 1991. Naquele ano, o Iraque lançou 39 mísseis Scud contra Israel, principal aliado de Washington no Oriente Médio.
Nos últimos dias, os israelenses foram instruídos a comprar material isolante para vedar cômodos das casas, no caso de ataques com armas químicas ou biológicas. O Ministério da Educação de Israel anunciou que está vedando salas nas escolas contra possíveis ataques com armas químicas.
O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, convocou seu gabinete para uma reunião hoje com objetivo de discutir as medidas de defesa. A expectativa é que os israelenses recebam recomendações para que testem suas máscaras de gás ou para que estejam sempre com elas à mão assim que uma ofensiva militar liderada pelos EUA tenha início no Iraque.
Apesar das recomendações, autoridades israelenses afirmaram que não há motivo para pânico pois um ataque seria pouco provável, já que o Iraque não teria mísseis com alcance suficiente para atingir o país.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Congestionamento
Próximo Texto: Discurso de Bush gera tensão e desesperança
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.