São Paulo, sábado, 19 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

"Granma" diz que preguiça é o maior desafio às mudanças

DA FRANCE PRESSE

Matéria do jornal oficial "Granma" identificou o maior vilão das reformas lançadas pelo dirigente Raúl Castro em Cuba: a preguiça.
"Mudanças. Melhora do nível de vida. Diminuição das proibições. Todos apostamos que o país caminhará se nos comprometermos, mas estamos todos realmente engajados para que a sociedade cubana dê o passo necessário?", perguntou o artigo.
Junto, fotos mostravam um grupo de jovens sentado ao lado de um lixão e um homem dormindo em um banco de uma praça. "Quantos nos deixamos abater pela preguiça? Quantos cruzamos os braços enquanto o resto trabalha?", continua o texto.
Desde que assumiu o poder em fevereiro, Raúl Castro anunciou reformas na agricultura e autorizou o acesso de cubanos a hotéis, além da venda de eletrônicos e de celulares.
Segundo a edição de anteontem do jornal espanhol "El País", a bola da vez agora será o anúncio, em breve, da suspensão das restrições às viagens de cubanos ao exterior. A maioria dos cubanos não precisaria mais de permissão oficial nem de carta-convite do país a ser visitado. Hoje, obter permissão de saída da ilha custa 150 pesos conversíveis (US$ 180) e leva meses, sem garantias de resposta afirmativa.
Funcionários da Imigração cubana e embaixadas estrangeiras disseram ontem que ainda não foram notificados das mudanças.
Em Washington, porta-voz da Casa Branca chamou de "cosméticas" as reformas, por "não representarem mudança na natureza do sistema [socialista]".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Argentina: Governo denuncia ruralistas por fumaça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.