São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ

Para Gates, EUA não têm planos para conter país

DA REDAÇÃO

O secretário americano da Defesa, Robert Gates, alertou a Casa Branca em documento secreto que os EUA carecem de uma política de longo prazo para lidar com o desenvolvimento nuclear do Irã, disse ontem o "New York Times".
Segundo o jornal, o memorando data de janeiro e foi produzido em meio aos esforços do governo para apresentar alternativas ao presidente Barack Obama sobre como abordar o progresso do programa do Irã, que os EUA suspeitam ter fim militar -Teerã nega.
O texto lista preocupações como a falta de estratégia para o caso de o Irã não desenvolver a bomba, mas se tornar "virtual" potência atômica, isto é, chegar ao limiar da produção do artefato, o que permitiria a permanência no Tratado de Não Proliferação.
Segundo funcionários do governo ouvidos pelo jornal, o documento exorta a Casa Branca a desenvolver "alternativas" para conter o Irã no caso de as outras vias fracassarem.
Ontem, o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki, disse que o Irã discutirá no Conselho de Segurança da ONU a proposta de trocar no exterior urânio pouco enriquecido por urânio a grau mais alto.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Aéreas querem fim de restrições
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - John Allen Jr.: Crise expõe paradoxo do papado de Bento 16
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.