São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Memória ficcional de ex-punk ganha prêmio Pulitzer

Autora Jennifer Egan diz que romance foi inspirado na série de TV "Família Soprano" e em clássico de Proust

"New York Times" e "Los Angeles Times" levaram dois prêmios cada nas categorias voltadas ao jornalismo

DE SÃO PAULO

A Universidade de Columbia, em Nova York, anunciou ontem os vencedores do prêmio Pulitzer, uma das mais prestigiadas premiações às produções jornalísticas e artísticas nos Estados Unidos.
A escritora Jennifer Egan, 48, venceu na categoria ficção por "A Visit from the Goon Squad", que aborda as mudanças culturais ocorridas à medida que a geração punk rock foi envelhecendo.
O livro será publicado no Brasil pela Intrínseca -não há ainda título em português nem data de lançamento.
Jennifer disse ao jornal britânico "The Guardian" que o romance foi inspirado na obra "Em Busca do Tempo Perdido", do francês Marcel Proust, e na série de televisão "Família Soprano".
"Uma História a Três", seu único título editado aqui (Record), está fora de catálogo.
O historiador Eric Foner recebeu o prêmio na categoria livro de história por "The Fiery Trial: Abraham Lincoln and American Slavery", sobre a escravidão americana. "Washington: A Life", de Ron Chernow, levou o prêmio na categoria biografia.
A poeta Kay Ryan ganhou na categoria por "The Best of It". Já Siddhartha Mukherjee, venceu como melhor não ficção por "The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer".

JORNALISMO
Nas categorias jornalísticas, o "Los Angeles Times" levou dois prêmios (serviço público e fotografia), assim como o "New York Times" (cobertura internacional e comentário).
Não houve vencedor na categoria furo jornalístico pela primeira vez em 95 anos.
O grupo de mídia sem fins lucrativos ProPublica venceu o prêmio de reportagem nacional pela cobertura sobre a desaceleração financeira da economia americana.
O prêmio em dinheiro para cada um dos vencedores é de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 16,4 mil.


Texto Anterior: Robôs entram em Fukushima e detectam alto índice de radiação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.