São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

ilustrada em cima da hora

Lars von Trier constrange Cannes com declaração nazista

Cineasta dinamarquês se retratou após dizer "entender" Hitler

ANA PAULA SOUSA
ENVIADA ESPECIAL A CANNES

O Festival de Cannes, simbolizado pela pompa do tapete vermelho e pelo protocolo, teve de lidar ontem com um constrangimento e tanto.
O cineasta dinamarquês Lars von Trier, que está na competição pela Palma de Ouro com "Melancholia" (melancolia), disse, durante conferência de imprensa sobre seu filme, que era nazista e que simpatizava um pouco com Hitler.
As frases foram ditas no meio de um discurso non-sense motivado pela pergunta de uma jornalista. A repórter afirmou ter lido, certa vez, que Trier era um admirador da estética nazista e pediu: "O senhor poderia aprofundar essa ideia?".
Trier (que já deixara a atriz Kristin Dunst corada ao usá-la como exemplo de alguém que teve de lidar com depressão, tema do seu filme) deu início então a uma fala que partiu da cineasta dinamarquesa -e judia- Susanne Bier para chegar a Hitler.
"Durante muito tempo, eu pensei que fosse judeu, e eu estava feliz com isso", afirmou. "Mas então um dia vi que era, na verdade, nazista. (...) Entendo Hitler, simpatizo um pouco com ele."
Percebendo que estava ficando em maus lençóis, disse, em seguida, que também gostava "muito" dos judeus. "Muito, não. Um pouco", emendou, com o tom de pilhéria que manteve durante toda a conversa.
Seguiu-se então outra pergunta. Mas Trier não se conteve: "Bom, eu, como nazista...". E aí o mediador da mesa pôs fim à entrevista.
Poucas horas depois das declarações, a organização do festival disse, em comunicado, lamentar o ocorrido e que, procurado, Trier teria se desculpado e dito que se deixara levar por provocação.


Texto Anterior: Ideia ecoa o que alemães pensam, segundo pesquisa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.