São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

Texto Anterior | Índice

EUA

Bush envia ao Congresso plano que cria ministério para combater o terrorismo
O presidente dos EUA, George W. Bush, enviou ontem ao Congresso projeto de lei que prevê a criação do Departamento da Segurança Interna. O órgão coordenará a atuação de 22 agências no combate ao terrorismo.
Por razões de segurança, sua sede pode ser erguida fora da capital, Washington. Democratas e republicanos disseram que iriam acelerar a tramitação da lei para que ela possa entrar em vigor até o primeiro aniversário dos atentados de 11 de setembro. A CIA (agência de inteligência) e o FBI (polícia federal) não devem sofrer grandes alterações -críticos dizem que, por essa razão, as falhas que permitiram a ação terrorista de 11 de setembro poderiam vir a se repetir.
O novo órgão deve supervisionar o trabalho de cerca de 170 mil funcionários em diversos setores, da formulação de políticas sobre vistos e imigração ao policiamento de fronteiras. "Nosso objetivo não é aumentar o governo, mas criar uma organização ágil que se aproveite da tecnologia moderna (...) para fazer frente a uma nova ameaça", disse Bush em carta ao Congresso.



Texto Anterior: Cigarro: Aeromoça terá US$ 5,5 mi de indenização
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.