São Paulo, Segunda-feira, 19 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irresponsabilidade é origem de tragédias na família

da Sucursal de Brasília

Seu pai desafiou os conselhos do Serviço Secreto e de amigos para que não desfilasse em carro aberto pelas ruas de Dallas, cidade que lhe era politicamente hostil, em 22 de novembro de 1963. Foi morto com tiros na cabeça.
Seu tio Joseph se ofereceu como voluntário para pilotar um avião carregado de dinamite para ser jogada sobre uma base de mísseis nazistas em 1944. O avião explodiu no meio do caminho.
Sua tia Kathleen obrigou o piloto de um avião particular a levá-la, com seu amante, para um refúgio no interior da França, numa noite de tempestade, em 48. O avião caiu e todos morreram.
Seu primo Mike desobedeceu às ordens dos responsáveis por uma estação de esqui em Aspen, Colorado, para que não praticasse futebol americano enquanto esquiava, e morreu em 1997 ao bater com a cabeça numa árvore.
Seu primo David não ouvia as ponderações de familiares, de médicos e do bom-senso, e abusou de drogas até morrer, em 1984, de overdose de cocaína.
John Kennedy Jr., apesar de piloto inexperiente, com apenas um ano de posse do brevê e poucas horas de vôo, achou que podia desafiar o que aviadores mais experientes preferem evitar: uma noite de névoa de verão sobre o mar.
A tragédia marca a vida dos Kennedy. Mas também a irresponsabilidade. Talvez por serem tão ricos, bonitos e poderosos, parecem achar que têm imunidade contra acidentes e desgraças.
O patriarca Joseph instaurou na família o valor da coragem destemida diante dos desafios.
Seus filhos estiveram próximos da morte em diversas oportunidades, várias delas por vontade própria, e recebiam do pai elogios, não críticas.
Joseph Jr., por exemplo, parece ter se oferecido para a missão de ataque ao campo de mísseis nazista para provar ao pai que era tão herói quando seu irmão John, que tinha tido seu barco cortado ao meio pelos japoneses no Pacífico e salvara os colegas.
Um dos genros de Joseph, o marquês de Harrington, também parecia estar querendo impressionar o sogro e ganhar a simpatia da família que não aceitara bem seu casamento com Kathleen (por ele ser protestante e britânico) ao também se apresentar como voluntário para arriscados vôos na Segunda Guerra, num dos quais morreu, em 1944.
Robert Kennedy, apesar de não ter treinamento como alpinista, escalou o monte McKinley, ponto mais alto das Américas. Ele transmitiu aos seus 11 filhos o princípio de que esportes perigosos são os melhores e que correr riscos é uma atitude positiva de vida.
A nova geração de Kennedy parece ter seguido a tradição. Muitos já sofreram acidentes de automóvel, por dirigirem em alta velocidade, vários se envolveram com drogas, um foi acusado de estupro (e inocentado em tumultuado julgamento), outros se envolveram em relações extraconjugais que lhes provocaram grandes danos políticos e pessoais. (CELS)


Texto Anterior: Região é "quartel-general" dos Kennedy
Próximo Texto: Acidente é principal notícia no mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.