São Paulo, Segunda-feira, 19 de Julho de 1999
Texto Anterior | Índice

ORIENTE MÉDIO
Bombardeio a região habitada por curdos teria matado um soldado iraniano e ferido civis
Irã acusa Turquia de ataque aéreo

das agências internacionais

O Irã afirmou ontem que aviões turcos bombardearam seu território, numa região próxima à fronteira com o Iraque e a Turquia, provocando a morte de um soldado iraniano e deixando diversos feridos.
"O Irã se reserva o direito de responder", afirmou o comandante das Forças Armadas iranianas, general Hassan Firouzabadi, segundo uma rádio de Teerã.
O governo turco não negou nem confirmou o suposto ataque, mais um incidente de fronteira relacionado a operações da Turquia contra rebeldes separatistas curdos.
O porta-voz do Ministério dos Assuntos Exteriores, Hamid Reza Asefi, disse que aviões turcos teriam jogado bombas e lançado foguetes contra a cidade de Piranshahr e povoados vizinhos.
A região fica no Curdistão iraniano (noroeste do país), próxima à fronteira com o Iraque e a Turquia, onde vive grande parte da população curda do Irã.
Nos últimos meses, a Turquia invadiu diversas vezes o Iraque para atingir bases de guerrilheiros separatistas do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão).
Quando ocorrem ataques turcos, curdos que vivem no Iraque ou na Turquia se refugiam no Irã.
Entre 12 milhões e 15 milhões de curdos vivem na Turquia. Há cerca de 4 milhões de curdos no Iraque, 800 mil na Síria e cerca de 6 milhões no Irã.
Divididos entre os quatro países, os curdos, com identidade e língua próprias, reivindicam um país próprio, o Curdistão.
O PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) é um dos principais grupos que lutam pelo Estado curdo. Mais de 30 mil pessoas morreram no conflito entre o PKK e o Exército turco.
Seu principal líder, Abdullah Ocalan, foi condenado a morte na Turquia, em 29 de junho último, por traição e atentado contra a integridade territorial da Turquia.
Em 1994, a Turquia admitiu que um ataque aéreo dirigido contra acampamentos de rebeldes curdos no Iraque teria matado iranianos.
Desde então, o governo do Irã denunciou diversas vezes ataques de forças turcas a seu território.


Texto Anterior: Iraque: Bombardeio de aviões dos EUA mata 14, diz governo iraquiano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.