São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Chávez reage contra juízo da Suprema Corte que absolveu militares golpistas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frías, celebrou ontem o segundo aniversário da sua reeleição, afirmando que sua "Revolução Bolivariana" vai sobreviver. A declaração é uma reação à decisão da Suprema Corte que absolveu quatro militares acusados de liderar a tentativa de golpe de abril passado.
"A decisão foi tão absurda que até venezuelanos que se opõem ao governo não a apóiam", disse Chávez em seu programa de rádio. Apesar de poucos adversários de Chávez terem apoiado a decisão, muitos oposicionistas se mostraram satisfeitos com o fato de a Suprema Corte, que antes estava sempre ao lado de Chávez, o ter desafiado.
Oponentes do presidente entraram com várias ações na Suprema Corte em que o acusam de má utilização de fundos públicos, de ter recebido doações ilegais de campanha e de ter responsabilidade na morte de 19 pessoas numa manifestação da oposição em abril, pouco antes da tentativa de golpe.
Chávez nega todas essas acusações e pode estar preparando uma retaliação contra juízes da Suprema Corte. Ele ordenou que o Congresso investigue alegações de que alguns juízes teriam mentido sobre suas credenciais no processo que os nomeou para seus cargos.


Texto Anterior: Panorâmica - Argentina: Rodríguez Saá lidera pela 1ª vez a disputa para presidente, diz pesquisa
Próximo Texto: África: 141 fazendeiros brancos são presos no Zimbábue
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.