São Paulo, Domingo, 19 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRANDE JUBILEU
Papa lidera campanha ecumênica

da Redação

A Igreja Católica, sob orientação do papa João Paulo 2º, promove uma campanha de reconciliação com outras denominações cristãs na iminência do Grande Jubileu do ano 2000.
O ecumenismo, movimento que busca a unidade cristã, surgiu nas igrejas protestantes. Atualmente, católicos procuram aproximar-se de outros cristãos.
O papa realizou, no último mês de maio, a primeira visita de um chefe da Igreja Católica a um país de maioria ortodoxa: a Romênia (87% da população é ortodoxa).
A Igreja Ortodoxa, assim como a Igreja Protestante, não reconhece a primazia do papa. João Paulo 2º declarou diversas vezes que a igreja "deve aprender a respirar novamente com seus dois pulmões: o oriental e o ocidental".
"O Sumo Pontífice tenta acabar com as diferenças entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. Ele pode ir à Rússia", disse à Folha o padre romeno Michael Kirila, 75.
A Santa Sé espera que a viagem histórica abra caminho para um encontro entre o papa e o patriarca russo, Alexis 2º, em Moscou.
Em países de maioria ortodoxa como Rússia e Ucrânia, os católicos reivindicam a devolução de igrejas e outras propriedades confiscadas por comunistas e muitas vezes entregues a ortodoxos. Já Moscou acusa o Vaticano de praticar proselitismo num espaço "naturalmente ortodoxo".
Outro exemplo da iniciativa reconciliatória é a Campanha da Fraternidade do ano 2000, que tem caráter ecumênico (pela primeira vez em seus 37 anos de existência). Com o lema "Um milênio sem exclusão", ela está sendo preparada em conjunto pela Igreja Católica e por algumas igrejas protestantes, como a Metodista, a Presbiteriana e a Luterana.
No Brasil, dois grupos luteranos se destacam: A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
A IECLB se caracteriza por sua posição ecumênica.
O papa também incentiva o diálogo com outras religiões, como o judaísmo e o islamismo. (PAULO DANIEL FARAH)


Texto Anterior: Igreja Católica cria novas indulgências
Próximo Texto: Londres investiga espiões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.