São Paulo, quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula tenta enquadrar relações com Chávez

CLÓVIS ROSSI
COLUNISTA DA FOLHA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se amanhã, em Manaus, com seu colega venezuelano, Hugo Chávez, disposto a enquadrá-lo.
Não se trata, como é óbvio, de discutir o "socialismo do século 21". Nem mesmo de questionar a ferocidade verbal com que o presidente da Venezuela ataca os EUA. Lula repete que são problemas da Venezuela, nos quais o Brasil não se intromete.
Já o relacionamento Brasil/ Venezuela é, obviamente, um problema também para o Brasil, e Lula quer tentar eliminar os crescentes ruídos nas relações bilaterais, todos eles provocados por Chávez, pelo menos na visão brasileira.
O primeiro ruído gira em torno da construção de uma refinaria de US$ 2,5 bilhões em Pernambuco, em parceria entre a PDVSA, estatal petrolífera venezuelana, e a Petrobras. O acordo foi anunciado no fim de 2006, mas não andou. Chávez acusa o Brasil pelo atraso. À Folha, uma fonte do governo brasileiro foi direta: "É mentira. O problema é com eles".
Ponto número dois, de maior importância: o gasoduto do Sul, que atravessaria quase toda a América do Sul e custaria cerca de US$ 20 bilhões, para transportar 100 milhões de metros cúbicos de gás natural. O problema, para o governo brasileiro, está justamente na quantidade de gás. Lula pretende cobrar uma certificação das reservas gasíferas antes de envolver seu governo na obra.
Há, ainda, a questão do Banco do Sul, espécie de BNDES sul-americano. A idéia é originalmente brasileira, mas foi encampada por Chávez com a sua conhecida desenvoltura. A minuta de projeto dos venezuelanos é considerada inconsistente, no governo brasileiro.
Pela avaliação que se faz no Palácio do Planalto, aliás, é possível que o governo Chávez esteja perdendo fôlego nas suas iniciativas internacionais, por carência de recursos. Chávez comprometeu-se a participar da construção de 14 refinarias em diferentes países. O governo brasileiro avalia que faltam quadros técnicos para tirar do papel tantos compromissos.


Texto Anterior: Perfil: Denúncias trouxeram celebridade
Próximo Texto: Zapatero subsidia aluguel para quem mora com pais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.