São Paulo, sábado, 19 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Não há acordo sobre resolução

Negociações na ONU "avançam", diz Chirac

DA REDAÇÃO

O presidente da França, Jacques Chirac, disse ontem que as negociações na ONU em torno das inspeções do arsenal iraquiano estão "avançando".
No mesmo dia, autoridades norte-americanas anunciaram que os EUA enviarão um porta-aviões para o golfo no próximo dia 2. O porta-aviões Constellation, com base em San Diego, será o terceiro porta-aviões na região.
"As coisas estão avançando na direção certa", disse Chirac. "O bom senso é que o multilateralismo seja respeitado."
Apesar do otimismo, segundo o presidente francês, "a decisão final ainda não foi tomada, ainda não há nenhum acordo" sobre a resolução da ONU.
Chirac, que participava de um encontro em Beirute (capital do Líbano), também disse que "a ONU é a única organização que pode agir no Iraque".
A França vem liderando a oposição a uma proposta norte-americana que previa a autorização para o uso automático da força contra o Iraque se o ditador Saddam Hussein não cooperasse com os inspetores de armas da ONU. Os EUA acusam o país de possuir armas de destruição em massa.
A França, apoiada pela Rússia e pela China, concordou com que as inspeções precisavam ser controladas, mas defendia uma abordagem (em duas fases) que daria ao Iraque a oportunidade de cumprir suas obrigações sem ameaças. Se o Iraque se recusasse a cooperar, uma segunda resolução autorizaria o uso da força.
Após críticas de dezenas de países -incluindo vizinhos do Iraque e aliados-chave dos EUA-, Washington suavizou sua posição e disse que daria ao Conselho de Segurança uma segunda chance para reagir caso os inspetores internacionais afirmassem que Bagdá estava obstruindo seu trabalho. A alteração tem como objetivo conquistar o apoio da França e da Rússia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Coréia do Norte: Paquistão é suspeito de venda nuclear
Próximo Texto: Argentina: Duhalde vê "risco" à realização de eleição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.