São Paulo, segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UCRÂNIA

Explosão em mina de carvão deixa ao menos 65 mortos

DA REDAÇÃO

A explosão de uma mina de carvão matou pelo menos 65 pessoas na madrugada de ontem na Ucrânia. O acidente ocorreu por volta das 3h locais (0h em Brasília), em Donetsk, a 640 km da capital, Kiev. Segundo as autoridades, é o pior acidente do tipo desde a independência da Ucrânia da União Soviética, que ocorreu em 1991.
De acordo com o Ministério de Situações de Emergência da Ucrânia, outras 35 pessoas estavam desaparecidas até a noite de ontem.
A hipótese inicial das autoridades é de que a alta concentração de gás metano pode ter provocado o acidente.
Uma comissão liderada pelo vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Andrei Kliuyev, já começou a investigar as circunstâncias da explosão.
Mesmo com o trabalho dificultado pela forte fumaça, as equipes de resgate retiraram 350 trabalhadores do local e levaram pelo menos 27 ao hospital.
O primeiro-ministro Viktor Yanukovych, que foi até Donetsk ontem, pediu reforços e prometeu ajuda do governo às famílias.
As minas da Ucrânia estão entre as mais perigosas do mundo. Neste ano morreram 80 pessoas em acidentes semelhantes. Há cinco anos, na mesma mina foram mortos 20 trabalhadores.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Itália: Berlusconi anuncia criação de novo partido
Próximo Texto: Kosovo: Dados extra-oficiais dão vitória a líder pró-independência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.