São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Líder estudantil, sem documento, pede cidadania

DE LOS ANGELES

O estudante Pedro Ramirez, 22, só descobriu que era imigrante ilegal nos EUA quando seus pais resolveram lhe contar, há poucos anos, antes de ele entrar para a faculdade.
Ramirez nasceu no México e chegou ao país aos três anos, atravessando a fronteira com a família.
Neste ano, foi eleito presidente do popular grêmio estudantil da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno.
E, até esta semana, ninguém sabia que ele era imigrante ilegal. Até que alguém resolveu dedá-lo para o jornal do campus.
Alguns afirmam que ele deve deixar o cargo, outros partem em sua defesa, como a própria instituição, que sabia da situação do estudante.
Ramiro afirmou que não irá renunciar, a menos que seus colegas que o elegeram peçam.
O estudante organiza para hoje uma passeata em apoio a um projeto de lei chamado Dream Act (ato do sonho, em tradução livre), que dá cidadania americana a residentes de longa data no país que passaram pelo menos dois anos em universidades ou no Exército.
"O Dream Act simboliza o que é ser um americano, é nosso objetivo", disse Ramirez a um jornal de Fresno. "Nós queremos contribuir para o país, usar nossos diplomas e nossas habilidades para construir um lugar melhor."
O estudante, cuja mãe é empregada doméstica e o pai, funcionário de restaurante, pretende se formar em ciências políticas e economia da agricultura.
Ele afirma que paga suas contas da faculdade através de bolsas estudantis e "bicos", como aparar a grama dos vizinhos.
Ele poderia ganhar salário mensal de US$ 800 (cerca de R$ 1.360) do grêmio, mas preferiu não recebê-lo para evitar problemas jurídicos. Porém, nada o impedia de concorrer ao cargo.
"Isto mostra que mesmo estudantes sem documentos podem contribuir muito para o campus", disse Paul Oliaro, um dos diretores da universidade. (FE)


Texto Anterior: Califórnia diz que estudante ilegal tem direito a subsídio
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.