São Paulo, quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DITADURA ARGENTINA

Ex-comandante do Campo de Maio é condenado a 25 anos

DA REDAÇÃO

O ex-comandante militar argentino Cristino Nicolaides foi sentenciado ontem a 25 anos de prisão por seqüestros e "desaparecimentos" de opositores da ditadura militar (1976/83), na primeira condenação de um general desde a revogação das leis de anistia, em junho de 2005.
Além de Nicolaides, foram julgados culpados outros seis antigos integrantes do Batalhão 601 da inteligência militar e um ex-policial. Eles eram acusados de envolvimento em seqüestros, tortura e assassinatos, em 1980, de guerrilheiros da organização clandestina Montoneros, ligada ao Partido Peronista, agremiação que atualmente governa a Argentina. Das seis vítimas do grupo, apenas uma, Silvia Tolchinsky, sobreviveu. Ela mora atualmente na Espanha.
Com exceção do comandante, que não compareceu ao julgamento por problemas de saúde, os réus fizeram o uso da palavra para se defender, alegando lealdade ao plano repressivo posto em marcha depois do golpe de 1976. Eles foram insultados por familiares das vítimas.
A leitura das sentenças -entre 20 e 25 anos de prisão- foi aplaudida pelos presentes no julgamento, realizado no mesmo local onde foram julgados em 1985 os dirigentes do regime. Nicolaides chefiou o Terceiro Corpo do Exército e os institutos militares com sede no Campo de Maio, maior guarnição militar em Buenos Aires. Lá funcionava um dos mais importantes centros de detenção ilegal da ditadura.

Mala
Ainda na Argentina, a Chancelaria entregou ontem à noite um protesto ao embaixador dos EUA, Earl Earl Wayne, por causa da acusação, feita pela Procuradoria americana, de que os US$ 800 mil dólares encontrados com um empresário no aeroporto de Buenos Aires seriam para a campanha da presidente Cristina Kirchner. A Chancelaria pede que os EUA apressem a extradição de Guido Antonini Wilson, que levava o dinheiro.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Zuma derrota Mbeki na África do Sul
Próximo Texto: Paraguai: Justiça decidirá primária do Colorado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.