UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Índice

VENEZUELA

Ação pode forçar referendo

Oposição diz ter o apoio de 4,4 mi contra Chávez

DA REDAÇÃO

A oposição ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou ontem já contar com mais de 4,4 milhões de assinaturas favoráveis à sua iniciativa de emendar a Constituição para reduzir o atual mandato do presidente de seis para quatro anos.
Segundo os responsáveis pela iniciativa, 3,7 milhões de assinaturas foram recolhidas em todo o país desde o início do movimento, ocorrido em 2 de fevereiro passado. Somam-se a elas outras 719 mil assinaturas que já tinham sido obtidas anteriormente.
De acordo com a Constituição da Venezuela, os organizadores do movimento necessitam da aprovação de 15% do eleitorado total do país, que é de 12 milhões de pessoas, para forçar a realização de um referendo sobre a emenda constitucional.
Ou seja, os opositores precisam de apenas 1,8 milhão de assinaturas, quantidade que, segundo eles, já foi conseguida há "algum tempo". A ação poderia abrir caminho para a realização de eleições gerais no final deste ano.
"O processo é irreversível", declarou Jesús Torrealba, líder oposicionista que mal conseguia esconder seu contentamento com o número de assinaturas supostamente obtido pela oposição.
A idéia de realizar o referendo tem o apoio do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano passado. Carter, que tenta mediar negociações entre a oposição e o governo, acredita que isso possa ajudar a pôr fim ao impasse político que paralisa a sociedade e a economia venezuelanas desde o final do ano passado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Gephardt é candidato a candidato à Presidência
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.