São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

GUERRA NAS ESTRELAS

Arma poderia ser manobrada no ar

Rússia afirma ter míssil capaz de furar sistema de defesa dos EUA

DA REDAÇÃO

A Rússia anunciou ontem ter testado com sucesso um protótipo de míssil que, segundo os russos, pode penetrar em qualquer sistema de defesa. O general Yuri Baluyevsky, porém, deu poucos detalhes técnicos sobre a arma.
Segundo Baluyevsky, o protótipo testado anteontem atingiu velocidade hipersônica (cinco vezes maior do que a velocidade do som) e pôde ser manobrado durante o vôo -características "que tornariam inúteis quaisquer defesas contra mísseis".
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, Richard Myers, disse que "tem" de acreditar no anúncio. "Eles precisam desenvolver um míssil que faça com que só o pensamento sobre seu uso já sirva como desestímulo. É o que nós fazemos."
Para Alexander Pikayev, um analista militar independente, a notícia sobre o teste precisa ser analisada no contexto político russo, já que o presidente Vladimir Putin é candidato à reeleição no próximo dia 14. Segundo Pikayev, Putin quer agradar aos eleitores nacionalistas para obter uma votação esmagadora.
O anúncio foi recebido com ceticismo pelo analista militar independente britânico Andrew Duncan. "Ninguém conhece o sistema de defesa antimíssil americano, que ainda está sendo desenvolvido. Então não é razoável alguém afirmar que pode penetrá-lo."
O escudo americano, contudo, recebe críticas em seu próprio país. Além de estimular uma corrida armamentista, o projeto de US$ 50 bilhões não seria eficaz, segundo seus opositores.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Áustria: Justiça inocenta 16 em incêndio nos Alpes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.