São Paulo, terça, 20 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente e vice do Sinn Fein, eleitos em 1º de maio, estão proibidos de montar escritórios
Separatistas visitam o Parlamento

de Londres

Os dois representantes do Sinn Fein eleitos no pleito de 1º de maio foram ontem ao Parlamento britânico para protestar contra a proibição de que montem escritórios no local.
Gerry Adams, presidente do partido, e Martin McGuinness, vice, representam braço político do grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês). O IRA luta pelo fim do domínio britânico na Irlanda do Norte.
Os dois deputados não podem ocupar escritórios no Parlamento porque se recusam a fazer o juramento de lealdade à coroa britânica. As regras tornaram-se mais severas por decisão da presidente da Câmara, Betty Boothroyd.
Antes, a proibição para a atuação de Adams e McGuinness se restringia à presença deles em plenário.
Discriminação
"Estamos aqui para desafiar o que consideramos uma medida discriminatória tomada contra as pessoas que votaram em nosso partido", disse Adams.
Os dois deputados fizeram um passeio pelas instalações do Parlamento britânico e se reuniram com o responsável pelo cerimonial da Casa para tentar reverter a decisão.
O confronto com o Sinn Fein ocorre em um momento delicado.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro Tony Blair ofereceu ao partido a chance de se reunir com autoridades de Londres mesmo sem a declaração de um cessar-fogo pelo IRA. Os contatos devem começar ainda nesta semana.
Os contatos com o Sinn Fein estão suspensos desde fevereiro do ano passado, quando o IRA encerrou a trégua de 17 meses com um atentado no centro de Londres.
Publicidade
O ministro da saúde do Reino Unido, Frank Dobson, disse ontem que o fim da publicidade de cigarros a ser implantado pelo governo inclui o veto ao patrocínio de eventos esportivos.
Ele afirmou que os empresários do ramo esportivo que dependem do patrocínio de cigarros terão tempo para buscar alternativas.
O esporte mais afetado no Reino Unido deve ser o automobilismo. Grandes equipes da Fórmula 1 com sede no Reino Unido são patrocinadas por fabricantes de cigarros.
O projeto para banir a publicidade de tabaco deve ser submetido ao Parlamento em outubro.
(PAULO HENRIQUE BRAGA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã