São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Guarda Nacional volta às ruas de Nova Orleans

DA REDAÇÃO

A governadora do Estado da Louisiana, Kathleen Blanco, afirmou ontem que enviará tropas da Guarda Nacional e da policia estadual para patrulhar as ruas de Nova Orleans. A medida foi tomada após um fim de semana violento, em que seis pessoas foram mortas.
Será a primeira vez neste ano que a Guarda Nacional entrará em ação para manter a ordem. A última ocorreu também em Nova Orleans, após a passagem do furacão Katrina, em setembro de 2005.
As tropas foram pedidas pelo prefeito Ray Nagin. Ele quer o reforço de 300 guardas e 60 policiais estaduais -a governadora não especificou quantos serão enviados. Logo após o Katrina, que destruiu a cidade e deixou mais de 1.300 mortos, a Guarda Nacional chegou a ter 15 mil soldados em Nova Orleans.
A morte dos cinco adolescentes, que foram baleados em um furgão no sábado, foi o ataque mais violento na cidade nos últimos 11 anos. Para a polícia, o incidente pode ter sido motivado por drogas ou vingança. No domingo, um homem foi morto a facadas numa discussão.
"Coisas assim não deveriam ocorrer nunca, e vou fazer tudo que posso para acabar com elas", disse a governadora. "Esta é a nossa linha na areia. Estamos dizendo que não iremos além dela", disse o prefeito Nagin.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Timor Leste: EUA não apóiam envio de tropas da ONU a Timor
Próximo Texto: EUA: Gays sofrem de doença mental, diz Pentágono
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.