UOL


São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Grupo terrorista palestino agride e sequestra0 o governador de Jenin
O governador de Jenin (Cisjordânia ocupada) foi sequestrado e espancado em público ontem depois que ele tentou lançar uma ofensiva contra os grupos terroristas, que têm forte presença na cidade.
O sequestro mostrou os problemas que enfrenta o primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas, mais conhecido como Abu Mazen, para tentar controlar os terroristas que se opõem ao novo plano de paz da região.
Um líder local do grupo terrorista Brigadas dos Mártires de Al Aqsa -com ligações com o Fatah, mesmo partido de Mazen e do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat-, assumiu o sequestro de Haider Irsheid.
Homens mascarados sequestraram Irsheid na praça central da cidade e o agrediram com socos e chutes. Depois o levaram ao campo de refugiados da cidade, com becos e ruas estreitas que facilitam a ação dos terroristas. "Ele [Irsheid] enviou seus homens para matar membros das Brigadas", disse Zakariya Zubeidi, líder local do grupo terrorista, que parece estar dividido sobre recente cessar-fogo anunciado pelos principais grupos terroristas palestinos.
Zubeidi acusou o governador de colaborar com Israel e de ser corrupto.
Israel e EUA pressionam Mazen a desmantelar os grupos terroristas em troca de avanço no processo de paz.

Texto Anterior: Panorâmica - Ameaça nuclear: Coréia do Norte reforça presença na fronteira
Próximo Texto: Questão agrária: MST inspira sem-terra na América Latina
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.