São Paulo, segunda-feira, 20 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

Governo estuda grupo especial para interrogatório de terroristas

DE NOVA YORK

O governo do presidente Barack Obama estuda a criação de uma unidade especial, que seria responsável pelo interrogatório de terroristas.
A proposta, noticiada pelo "Wall Street Journal", ainda não foi concluída e será submetida à análise da Casa Branca.
A nova unidade deve reunir membros de mais de um órgão de segurança e será incumbida só de casos relativos a presos considerados de alto valor.
Diferentemente do que ocorria no governo Bush, essa unidade especial não ficaria submetida ao comando da CIA (agência de inteligência). Mas ainda não foi definido quem seria o responsável.
Um dos principais pontos a cargo dessa nova unidade seria a elaboração de técnicas de interrogatório, traçadas inclusive a partir de estudos científicos da psicologia por trás de anúncios de televisão.
Cerca de 25 integrantes da CIA e do FBI (a polícia federal dos EUA) seriam encarregados da condução de interrogatórios dos presos com a aplicação de métodos não coercitivos.
Os esforços seriam concentrados na busca de informações estratégicas, de inteligência, e não na coleta de provas para uso posterior no eventual julgamento dos detentos. (JL)


Texto Anterior: Gates impõe um ano para avanço no Afeganistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.