São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministra alemã compara Bush a Hitler, diz jornal

MÁRCIO SENNE DE MORAES
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Um jornal de Stuttgart publicou ontem que a ministra da Justiça alemã, a social-democrata Herta Däubler-Gmelin, disse que os métodos do presidente dos EUA, George W. Bush, são comparáveis aos do ditador Adolf Hitler.
O "Schwäbisches Tagblatt" disse que Däubler-Gmelin, em reunião com sindicalistas, afirmou: "Bush quer desviar a atenção [dos americanos] de suas dificuldades internas. Esse é um método conhecido. Hitler também o usou".
A ministra negou enfaticamente ter feito a comparação -o jornalista e um sindicalista presentes ao encontro, porém, reafirmaram a declaração. A oposição exigiu a renúncia de Däubler-Gmelin, e o governo dos EUA expressou perplexidade -num momento em que Washington e Berlim estão distantes devido à oposição declarada do chanceler (premiê) alemão, Gerhard Schröder, a uma ação militar contra o Iraque.
"Essa afirmação da ministra é ultrajante e inexplicável", declarou Ari Fleischer, porta-voz da Casa Branca. Schröder, que busca se manter no cargo na eleição parlamentar deste domingo, se disse satisfeito com as explicações de sua ministra e afirmou que demitiria "qualquer pessoa que comparasse o presidente dos EUA a um criminoso".


O jornalista Márcio Senne de Moraes viajou a convite do Escritório Federal de Imprensa da Alemanha


Texto Anterior: Bush busca desculpa para destruir Iraque, diz Saddam
Próximo Texto: Panorâmica - Ásia: ONU investigará crimes de guerra no Afeganistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.