São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANÇA

Sarkozy propõe mérito como critério para o funcionalismo

DA REDAÇÃO

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou ontem a adoção de um sistema individual de avaliação para os servidores públicos, de modo a permitir que ganhem mais aqueles que apresentem maior produtividade.
Reiterou também a promessa eleitoral de não substituir um terço dos que se aposentam no ano que vem (supressão de 22.800 cargos) e, a partir de 2009, de não substituir a metade (supressão de 35 mil cargos).
Sarkozy foi genérico ao anunciar sua "verdadeira revolução cultural" no serviço público. As modalidades de avaliação serão definidas por uma Comissão de Modernização do Estado.
O setor público na França tem pouco mais de 5 milhões de funcionários. Na administração direta eles são 2,6 milhões. Estes últimos, que não incluem assalariados de empresas públicas como os correios e a eletricidade, têm uma folha de pagamento anual de 119 bilhões (R$ 310 bilhões), ou quase 45% do orçamento do país.
Durante a campanha para as eleições presidenciais deste ano, Sarkozy afirmou que o Estado "gasta muito e gasta mal", e que, sem um choque de racionalidade, seria impossível conter a espiral do endividamento e cumprir a meta de déficit fiscal inferior a 2%, fixada pelo Banco Central Europeu. O déficit francês é de 2,4%.
Como o esperado, os sindicatos reagiram mal ao discurso de Sarkozy. "Há uma grande insatisfação e as propostas contrariam tudo o que poderíamos reivindicar para os servidores", disse Gerard Aschieri, da FSU.
Jean-Marc Canon, da CGT, qualificou o discurso de "uma declaração de guerra", enquanto Elisabeth david, da Unsa, declarou-se "profundamente chocada".
Mas Jacques Delpla, banqueiro, disse ao "Financial Times" que "finalmente estamos lidando com problemas do mundo real".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Espanha faz campanha na África para deter imigração
Próximo Texto: Abandono: Corpo que pode ser da mãe de menina chinesa é encontrado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.