São Paulo, sábado, 20 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORÉIA DO NORTE

Pyongyang anuncia que retomou programa nuclear

DA REDAÇÃO

A Coréia do Norte anunciou ontem que está trabalhando para reativar a usina nuclear de Yongbyon, cujo reator foi desligado no ano passado, após negociações do Grupo dos Seis (Estados Unidos, Rússia, Japão, China e as duas Coréias).
Os termos do acordo de desnuclearização previam que os norte-coreanos recebessem 950 mil toneladas de combustível e que a Casa Branca os retirasse da lista dos regimes que apóiam o terrorismo.
Após meses de queixas sobre atrasos na entrega de combustível e sobre a permanência do país na lista negra dos EUA, Pyongyang voltou atrás no desarmamento e disse já não ter interesse em deixar o "eixo do mal".
A Coréia do Norte "nem deseja ser removida da lista de Estados que apóiam o terrorismo nem espera que isso aconteça", disse a Chancelaria em nota reproduzida pela agência oficial de notícias.
A reativação de Yongbyon, cujas instalações datam da época soviética, foi comunicada ontem à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). Os EUA conclamaram o regime norte-coreano a interromper os trabalhos antes que a planta tenha condições de voltar a enriquecer plutônio.
Meses após testar, em outubro de 2006, uma bomba nuclear de baixa complexidade, o ditador Kim Jong-il -cujo estado de saúde é motivo de especulações no Ocidente- iniciou negociações para desnuclearizar o país em troca de incentivos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Argentina: Cristina nomeia novo chefe do Exército
Próximo Texto: Oposição não aceita proposta de Morales
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.