São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

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Greve ainda afeta trens e metrôs em toda a França

DA REDAÇÃO

Trens, metrôs e ônibus urbanos funcionavam ontem na França de modo ainda precário, no segundo dia da greve desencadeada contra o plano do presidente Sarkozy de pôr fim ao regime especial de aposentadorias que beneficia os trabalhadores dos transportes. Na quinta-feira, 73,5% dos assalariados cruzaram os braços, porcentagem que ontem diminuiu bastante, embora não existam números oficiais.
Dos oito sindicatos do setor ferroviário, os dois maiores exortavam seus filiados a não voltarem ao trabalho. Mas uma dessas organizações, a FGAAC, negociou anteontem um acordo em separado que facultava aos maquinistas aposentarem-se aos 50 anos, em troca de uma pensão bem menor.
Um levantamento feito pelo "Le Monde" às 20h30 locais indicava que de 50% a 60% dos trens circulavam normalmente. O serviço mais afetado continuava sendo o das composições de alta velocidade.
No metrô parisiense circulavam em média duas a cada três composições. Uma das linhas urbanas expressas continuava paralisada. Circulavam 70% dos ônibus urbanos.
O ministro do Trabalho, Xavier Bertrand, receberá as lideranças grevistas na semana que vem, fortalecido pela impopularidade da ação sindical -a maior no país desde 1995.
O jornal "Le Figaro" publicou pesquisa segundo a qual 67% dos franceses esperam que Sarkozy não recue da idéia de reformar as aposentadorias.
Os trabalhadores do setor de transportes -a exemplo dos das estatais de gás, dos bancos públicos e da Ópera de Paris- aposentam-se com 37,5 anos de contribuição à Previdência, contra 40 anos para os demais funcionários públicos. O mecanismo parte do pressuposto de que são atividades estafantes e por isso exigem regime diferenciado. Entre os ferroviários, tais acordos igualam maquinistas, que trabalham sob tensão, a assalariados burocráticos ou da manutenção das redes.


Com agências internacionais


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