São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Premiê retira apoio de xiitas a plano com EUA

DA ASSOCIATED PRESS

O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al Maliki, retirou ontem o apoio dos partidos xiitas, por ele liderados, ao plano de segurança interna que prevê a permanência dos militares americanos no país até 2011. Ele exigiu mudanças ainda não especificadas.
Os xiitas são o grupo de maior peso demográfico no Iraque e detêm 85 das 275 cadeiras no Parlamento. A decisão de Maliki, principal chefe da Aliança Iraque Unido, representa uma séria derrota para os Estados Unidos, cujo mandato no Iraque, dado pelas Nações Unidas, expira em dezembro próximo.
Os EUA perderiam a base jurídica para manter seus 144 mil militares no país se os deputados iraquianos não votarem até o fim do ano o plano de segurança interna.
O texto negociado entre o governo americano e a diplomacia iraquiana prevê a imunidade judicial para militares americanos por atos que cometam em missão. É um ponto contra o qual se uniram os nacionalistas do país.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Afeganistão: Taleban mata seqüestrados em Candahar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.