São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

KOSOVO

Reunião da ONU acaba sem acordo sobre Província sérvia

DA REDAÇÃO

O Conselho de Segurança da ONU revisou ontem o relatório da tróica de mediadores internacionais sobre Kosovo -Estados Unidos, União Européia e Rússia-, mas não chegou a um acordo sobre o status final da Província sérvia. A reunião do conselho, a portas fechadas, contou com declarações do premiê da Sérvia, Vojislav Kostunica, e do presidente de Kosovo, Fatmir Sejdiu.
Segundo uma cópia da apresentação do líder kosovar distribuída a jornalistas, ele defendeu o plano anterior da ONU para a Província, que prevê uma "independência supervisionada" pela UE. A proposta fora rejeitada no conselho em meados do ano devido à oposição da Rússia -aliada histórica da Sérvia- e agora Kosovo ameaça declarar independência unilateralmente.
Apesar de ser formalmente parte da Sérvia, Kosovo está sob administração da ONU desde 1999, quando a Otan expulsou do território as tropas do ditador Slobodan Milosevic. Kosovo é formada por 92% de albaneses, contra os quais Milosevic tentou empreender uma limpeza étnica.
O chefe da diplomacia da UE, Javier Solana, reiterou ontem que o bloco está disposto a assumir um processo de independência progressiva de Kosovo. A Rússia e a Sérvia propuseram o reavivamento do diálogo conduzido pela tróica, mas a idéia foi rechaçada pelos EUA.
O diálogo -infrutífero- entre a tróica e as partes se encerrou oficialmente no último dia 10. A Sérvia oferece à Província alto grau de autonomia, mas rejeita toda proposta de separação.


Com agências internacionais


Texto Anterior: "Time" elege Putin personalidade do ano
Próximo Texto: Estados Unidos: Casa Branca quer que NYT "corrija" texto sobre fitas da CIA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.