São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 1998

Próximo Texto | Índice



Impeachment de Clinton é aprovado

NELSON DE SÁ
enviado especial a Washington


A Câmara dos Representantes (deputados) aprovou ontem em Washington, às 13h20 (16h20 em Brasília), 2 das 4 acusações do impeachment do presidente William (Bill) Jefferson Clinton, 52. O processo de impeachment vai ao Senado, que começa a julgar o caso em janeiro.
É a primeira vez em 130 anos, e a segunda vez na história dos EUA, que os deputados decidem enviar o impeachment de um presidente ao Senado.
O primeiro artigo aprovado acusa o presidente de falso testemunho na investigação de seu envolvimento amoroso com a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky. O segundo acusa Clinton de obstrução da Justiça.
Durante a votação, forças norte-americanas, que têm Clinton como seu comandante-chefe, voltaram a atacar o Iraque.
A votação evidenciou a profunda divisão partidária na Câmara, com os republicanos (oposição) votando, em sua grande maioria, contra o presidente.
Clinton disse, após a votação, pretender terminar seu mandato e esperar um acordo bipartidário entre os senadores.
Segundo a lei americana, o presidente não se afasta do cargo enquanto aguarda o julgamento do impeachment no Senado.
É improvável que os senadores afastem o presidente, mas a pressão por sua renúncia deve aumentar. Não há prazo determinado para o fim do julgamento no Senado.




Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.