São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viúvo de Benazir descarta ser premiê

Ali Zardari, líder da maior bancada no Parlamento paquistanês, rejeitou entrar em pleito complementar

Governo aperta cerco contra o político e reforça pedido de indiciamento por desvio de dinheiro; ele é suspeito de ter roubado US$ 55 mi

DO ENVIADO ESPECIAL A ISLAMABAD

No mesmo dia em que descartou lutar para ter o direito de se candidatar em uma das eleições complementares para a Assembléia Nacional do Paquistão e eventualmente virar primeiro-ministro, o líder do PPP (Partido do Povo Paquistanês) viu o governo reforçar o pedido para que seja indiciado por desvio de dinheiro.
Asif Ali Zardari, viúvo da ex-premiê Benazir Bhutto, é acusado pelo governo do Paquistão de ter desviado US$ 55 milhões no segundo governo de sua mulher, entre 1993 e 1996.
Até hoje ele é chamado pelos adversários no país de "Mr. 10%", apelido relacionado à comissão que levaria de empreiteiros em grandes obras como o Centro de Convenções e o Palácio do Primeiro-Ministro, em Islamabad.
Zardari e Bhutto sempre negaram as acusações, que correm numa corte de Genebra, já que o dinheiro estaria em um conjunto de "offshores" registradas na Suíça.
O viúvo foi anistiado das acusações no ano passado, mas a decisão não foi julgada ainda pela Suprema Corte.

Pós-eleição
A pressão vem num momento delicado para Zardari, que não é uma liderança firme no seu PPP, partido que ganhou a maior bancada na eleição geral de segunda-feira.
Ontem, ele continuou suas conversas visando a formação do novo governo. Tentando negociar, telefonou para vários líderes da oposição que boicotaram o pleito por o considerarem ilegal.
Outro líder da oposição, o ex-premiê Nawaz Sharif, cujo partido abocanhou o segundo lugar no pleito, afirmou que segue em negociações com o PPP.
O ditador Pervez Musharraf fez apelos por uma reconciliação com a oposição após a derrota de seu partido nas urnas, mas já rechaçou a possibilidade de deixar o poder. (IGOR GIELOW)


Texto Anterior: Enviado da UE na transição chega ao território kosovar
Próximo Texto: Iraque: Clérigo xiita ensaia encerrar trégua com EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.