São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Vanunu revelou arsenal

"Espião nuclear" é solto em Israel após 18 anos

DA REDAÇÃO

Celebrado por pacifistas, o ex-técnico nuclear Mordechai Vanunu, que revelou segredos de Estado israelenses, deve ser libertado hoje em Israel após cumprir 18 anos de cadeia -dos quais dois terços em confinamento solitário. Mesmo livre, ficará proibido de sair do país durante um ano.
Segundo o Ministério da Defesa, a proibição se deve "a um perigo tangível de que Vanunu deseje divulgar [mais] segredos".
Os irmãos de Vanunu temem que ele corra risco em Israel, onde é considerado por muitos um traidor por ter revelado, em 1986, segredos nucleares para o jornal britânico "The Sunday Times".
Logo após a reportagem, Vanunu foi seqüestrado em Roma por agentes secretos israelenses.
O ex-técnico nuclear afirma que Israel mantém um arsenal nuclear -que seria o sexo do mundo, com mais de cem ogivas, segundo estimativa de especialistas baseada nas revelações de Vanunu. Israel nunca confirmou a existência desse arsenal.
Durante os próximos seis meses, Vanunu terá de informar à polícia se for dormir fora de sua casa e não poderá se aproximar da fronteira ou conversar com estrangeiros sem autorização.
O reator nuclear em Dimona -onde Vanunu trabalhou por nove anos, até ser demitido em 1985- está fechado para inspeções internacionais.
Vanunu, abandonado pela maior parte de sua família, nega que tenha mais informações para revelar sobre o programa nuclear israelense, mas diz que quer participar de campanhas contra ele.
Simpatizantes se reuniram diante da penitenciária de Ashkelon para comemorar a libertação daquele que qualificaram de "herói da paz". Defendendo as restrições contra Vanunu, o ex-premiê Shimon Peres, fundador do programa atômico israelense, disse: "Vanunu violou normas e traiu o seu país. Isso é Justiça".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Visita: Arafat agradece a Lula por embaixador
Próximo Texto: Iraque ocupado: Ataque contra prisão mata 22 em Bagdá
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.